Há pessoas que vivem apenas das ideias das suas cabeças. Atravessam o mundo por elas. Resistem a todos os nãos. Mais cedo ou mais tarde brilham. Saber sofrer é saber vencer.

OBRIGADO PELA SUA VISITA - DEIXE O SEU COMENTÁRIO
25
Nov 09

 

 
 
 
 

As lendas são uma riqueza cultural que urge preservar.

Com o desaparecimento dos mais idosos vai desaparecendo também esta forma de cultura popular, com origem quase sempre em zonas rurais e criadas como forma de passar mensagens importantes ou provocar sentimentos de medo nas pessoas.

As lendas vão passando oralmente de geração em geração, sendo por vezes alteradas conforme a perspectiva do narrador e revelam a forma como os antepassados interpretavam acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais, e nasceram do imaginário das pessoas, umas vezes com base em acontecimentos reais como lendas sobre batalhas ou lugares, outras com base nas aspirações das pessoas, como a bela donzela que vivia reprimida e no final casa com um belo príncipe ou o vilão que acaba sendo severamente punido.

Apesar de terem um valor histórico menosprezado por muitos, revelam uma cultura que se está a perder e que faz parte das nossas raízes.   Por vezes as lendas, através das pistas que nos dão, ajudam a revelar factos á muito esquecidos e que apenas nos chegam através de histórias, alteradas muitas vezes ao longo de gerações, mas que no fundo tem sempre um fundo de verdade.

Muitas vezes ouvimos dos nossos avós lendas a que damos pouca importância, e que por isso se vão perdendo.

Será que somos capazes de guardar esses preciosos contos para um dia transmiti-los aos nossos netos?

 

publicado por Paulo da Silva às 23:25

olá

esses contos são um espólio de valor inestimável...

que consigamos todos preserva-lo, que faz parte da nossa historia

um abraço
Luís
jangadadecanela a 2 de Dezembro de 2009 às 14:11

Todos os direitos Reservados. A cópia e reprodução não autorizada dos textos e fotos deste blog é expressamente proibida. Plágio é CRIME!

Protected by Copyscape Plagiarism Checker
Posts mais comentados
4 comentários
2 comentários
1 comentário
1 comentário
Novembro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
12
13

15
17
18
19
20
21

22
23
24
26
27
28

29
30


Contador de Visitas
Contador de visitas
Visitantes online
pesquisar
 
links

blogs SAPO