Há pessoas que vivem apenas das ideias das suas cabeças. Atravessam o mundo por elas. Resistem a todos os nãos. Mais cedo ou mais tarde brilham. Saber sofrer é saber vencer.

OBRIGADO PELA SUA VISITA - DEIXE O SEU COMENTÁRIO
27
Ago 13
Carta aberta aos candidatos á junta do agrupamento das freguesias de Arnoso Santa Maria , Arnoso Santa Eulalia e Sezures
Não pretendendo entrar em questões politicas deixo aqui o meu singelo contributo como cidadão destas freguesias. E como tudo, vale o que vale.

A conjectura económica que atravessamos não permitem grandes investimentos pelo que promessas Herculianas não são levadas a sério mas a falta de projectos pode ser relevante de falta de ambição e criatividade, pois como temos visto em algumas das freguesias vizinhas, a conjectura económica não tem sido handicap para a falta de obra.

É importante a envolvencia de toda a população pelo que considero positiva a consulta aberta á população de forma a fazer um levantamento de todas as necessidades para posteriormente estabelecer prioridades e projectos de forma a racionalizar mais eficazmente os parcos recursos económicos.

De entre as prioridades que considero mais importantes.
-Conclusão de saneamento e abastecimento de agua
- Manutenção e melhoramento do Posto de Saúde
- Requalificar o acesso á igreja de Arnoso Santa Maria de forma a dignificar o centro da freguesia e recuperar os centros cívicos das restantes freguesias.
- É prioritário fazer análises periódicas em alguns fontanários publicos pois a população cada vez mais recorre a estas fontes para consumo domestico com receio da contaminação da agua das suas habitações. No entanto desconhece-se se a agua dos fontanários é melhor.

Medidas com pouco impacto económico a nível de execução.
- Ligar as 3 freguesias com transportes públicos (TUF). Parece-me um paradoxo pensarmos em trazer o metro á nossa cidade mas as freguesias ainda não estarem todas servidas pela TUF.
- Fomentar uma ligação entre todas as associações existentes nas 3 freguesias de forma a serem promovidas actividades em conjunto. Possivelmente uma feira anual ou bienal onde se desse a conhecer as associações, história, cultura, artesanato e todo o potencial industrial das freguesias.
- Fazer um levantamento de todos os pontos de interesse arquitectónico, cultural e paisagístico e criar um PR á semelhança dos existentes em Vale S. Cosme e Lemenhe, ou ciclotoristico de forma a promover as freguesias no exterior e atrair visitas.
- Existem espaços disponíveis, como a escola de Sezures bar junto á igreja de Arnoso e juntas de freguesia onde os serviços vão ser reduzidos que poderiam ser aproveitados para promover o surgimento de associações.
Por ex.
Associação etnográfica para fazer um estudo, recolha e conservação de artefactos, alfaias e memórias dos mais velhos para criação de um museu no espaço que fosse atribuído. Não podemos esquecer que Arnoso Santa Maria tem um passado muito ligado á cestaria e tapeçaria que está a desaparecer com a memória dos mais velhos e o mesmo acontecerá nas outras freguesias do agrupamento
Os antigos balneários do DECA tem espaço que poderia ser disponibilizado para um grupo de ciclismo, pedestrianismo ou outros em troca da sua manutenção e actividades abertas á população.
....
....
Desde a demolição do velho e inacabado salão paroquial que tem sido constantemente reclamado um novo salão. Acho que já chega de obras megalómanas que acabam em ruínas antes de estarem prontas pelo que uma parceria a longo prazo com a Banda Marcial de Arnoso poderia resolver o problema. Este espaço, também ele inacabado, poderia dar um excelente centro cultural a norte do concelho caso surjam apoios para a banda o poder terminar.

Fazendo uma breve analise ás infraestruturas de lazer e desportivas podemos constatar que Arnoso Santa Eulalia tem um parque de lazer e praia fluvial, Arnoso tem um excelente parque desportivo e Sezures.... Sezures também merece alguma infra estrutura que orgulhe os seus habitantes.
Eu apontaria para uma infraestrutura que possa servir mas que não exista nas freguesias do agrupamento. Por Ex. uma piscina.
Mas onde obter recursos para tal?
Sezures tem um campo de futebol na sua periferia totalmente ao abandono. Provavelmente uma venda ou permuta deste terreno por um outro numa posição mais central poderia, para alem de dar um espaço mais adequado e junto da população, trazer algum ganho financeiro para ajudar a parte da construção.
publicado por Paulo da Silva às 16:41

Todos os direitos Reservados. A cópia e reprodução não autorizada dos textos e fotos deste blog é expressamente proibida. Plágio é CRIME!

Protected by Copyscape Plagiarism Checker
Posts mais comentados
4 comentários
2 comentários
1 comentário
1 comentário
Agosto 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16
17

18
19
20
21
22
23
24

25
26
28
29
30
31


Contador de Visitas
Contador de visitas
Visitantes online
pesquisar
 
links

blogs SAPO